quinta-feira, 9 de abril de 2009

Pensando sobre o amor (me permitam os sábios pensadores do tema)


Pensando em amores passados, amores perdidos, amores que vi nascer e morrer – aqui dentro do peito e em pessoas tão queridas e próximas de mim - e, principalmente, pensando no amor que hoje vive – aqui dentro do peito - foi que nasceu esse texto. Uma pequena reflexão sobre a força (e a fragilidade) do amor entre casais. Força porque ele invade a alma e é capaz de fazer coisas que, como diz o ditado, “até Deus duvida”. Frágil porque ele não é onipotente, precisa “convocar uma turma de sentimentos” para ampará-lo, como diz Artur da Távola em “Só o amor não basta”.

Pensando pra lá, pensando pra cá, sentindo e relembrando histórias e mais histórias, cheguei à conclusão que o amor que um dia une os casais, para que tenha vida longa, precisa se dividir em pelo menos três características (que se convergem ao verdadeiro AMOR, que é único e pode ser eterno). Para que seja eterno, o amor entre os casais precisa, no mínimo, ser Romântico, Amigo e Gostoso. Sim, precisa ser “três em um”.

A manifestação Romântica do amor é delicada, faz coisas do tipo: envia flores sem uma data especial, propicia ambientes com vinho, música e luz de velas, faz comidinhas, manda mensagens ou telefonemas, quando menos se espera.... tudo regado a muito carinho e atenção. Como tudo isso é importante!!!

Não menos importante é o lado Amigo do amor entre os casais. Aqui há confiança, generosidade, ombro que acolhe incondicionalmente, colo que trás calor e repouso, mãos sempre estendidas, o respeito aos sentimentos, a companhia em situações importantes para o outro, palavras apropriadas e, muitas vezes, o silêncio que fala por si. Como tudo isso é precioso!!!

Já o lado Gostoso do amor entre os casais não pode ficar pra trás. Precisa trazer consigo a química, a atração física, a criatividade, as fantasias que criam cumplicidade, aproximam e estimulam o casal. Costumo dizer que é preciso pensar “gostoso” para fazer do amor entre os casais uma relação eternamente gostosa e prazerosa, independente da faixa etária das pessoas ou do tempo que exista de relacionamento. Como tudo isso é importante, precioso e possível!!!

Bem... Quem já experimentou essas coisas? Quem não gostaria de experimentá-las? Para mim o passaporte para o amor “três em um” chama-se DISPONIBILIDADE.
Sim, exercite a Disponibilidade para amar romanticamente, amigavelmente e gostosamente... por toda a sua vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente!!! Você mais uma vez nos presenteia com um texto cheio de vida, de amor e de esperança. Recomendo este texto aos que procuram sinceramente construir ou melhorar o seu relacionamento afetivo, pois nele estão bem destacadas três coisas essenciais para uma relação duradoura e satisfatória. Bjs.

Gilberto Oliveira