terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A vida e seus "acasos"


Nossa caminhada na vida é marcada por mudanças de rumo, decisões e escolhas que nos vemos obrigados a fazer, muitas vezes alheias à nossa vontade. O simples fato de refletirmos a respeito da falta de controle que temos sobre grande parte dos acontecimentos da vida é desconcertante e causa desconforto, defronta-nos com o medo do novo, do inusitado que traz inquietude por não sabermos aonde vamos parar.

A vida é assim, cheia de “acasos”. Ela dá voltas e, de repente, a vemos modificada por uma série de acontecimentos imprevisíveis sobre os quais não temos o menor controle. Isso ocorre na nossa saúde, carreira, relacionamentos ou nos fatos mais básicos e corriqueiros do dia-a-dia. O que antes tínhamos, já não temos mais; o que nos era familiar e nos deixava tão à vontade, agora parece distante, como se nunca tivesse existido; o que era certeza virou confusão, fazendo da ordem o caos. Cada dia tem seus acontecimentos, desafios e uma certa dose de incertezas e isso torna visível nossas limitações e incapacidade de gerirmos, de maneira definitiva, nossa vida.

Obviamente investir em conhecimento, talentos, habilidades, trabalho, prioridades, enfim, na organização e desenvolvimento da vida, em seus diferentes aspectos, é imprescindível para que não sejamos, nós mesmos, agentes da instalação da desordem em nossa própria vida. Porém, em relação aos imprevistos nada podemos fazer, gostemos ou não eles surgem. Fazemos planos, mas o atributo de determiná-los não é nosso, muitas vezes depende de variáveis que estão acima de todo o nosso esforço e capacidade, ou seja, o que para nós é o acaso, para Deus é a Sua vontade, soberana e perfeita.

Para mim, pensar assim faz toda a diferença e é a única maneira de resistir aos dias difíceis. Os desafios que podem surgir, alguns totalmente imprevisíveis, trazem inquietude, ansiedade e muitos questionamentos. Alegrias e tristezas inesperadas acontecem de uma maneira desconcertante trazendo mudanças profundas na maneira de viver e de pensar a vida. Aceitar as novidades que ela nos impõe - independente do teor que trazem ou de não compreendermos seus propósitos - como um convite ao crescimento exercitando a coragem, a humildade e a fé, dá um novo significado a tudo que parecia sem sentido. Dá uma nova ordem ao caos que, de repente, nos vemos inseridos.

A mesma imprevisibilidade que inquieta e traz a desordem, permite o crescimento, a inovação. Mas para isso é fundamental sermos flexíveis, abertos às mudanças e crermos que embora muitas coisas fujam ao nosso controle há em cada uma delas um propósito que pode estar muito além da nossa compreensão.

Tenho aprendido que não adianta nos prevenirmos contra os “acasos”, eles fazem parte da trajetória humana na terra. Mas podemos aprender com eles se os enxergamos como convites ao aprendizado, como passaportes ao crescimento. Quem sabe um dia conseguiremos olhar para trás, para cada situação vivida e tudo fará sentido?

2 comentários:

Anônimo disse...

Linda Ana...fala o que sente ,o que vive , o que experimenta...fala com a alma ,fala do que está cheio o coração...
um beijo saudoso amiga...
Simone

Cá Entre Nós disse...

Ana, Parabéns pelo blog. A identificação com o seu texto foi imediata. Você disse tudo o que estou sentindo no momento e da forma mais linda possível.
Boa sorte e apareça sempre!!!
Beijos